Festival de Sintra traz “Le Poème Harmonique” ao Palácio de Queluz

Danza - Danças Espanholas na França do Século XVII” vão ser interpretadas pelos “Le Poème Harmonique” no dia 18 de setembro, às 21h30, no Palácio Nacional de Queluz.

O século XVII em França foi um século de dança. Teria sido assim sem a influência de Espanha? Quando Luís XIII se casou com a espanhola Infanta Anne da Áustria, não apenas infundiu na linhagem real o sangue espanhol, mas também impregnou a corte com as folias, sarabandas, españolas e españoletas do norte dos Pirinéus.

Do palácio às ruas, através de uma infinidade de géneros, o ritmo da dança, implacável como o sol andaluz, impôs-se na França de setecentos.

Neste concerto serão tocadas obras de Luis de Briceño (XVI), Antonio Martin y Coll (1650 – 1734), Pedro Calderón de la Barca (1600 – 1681), Henry Le Bailly (158? – 1637), Etienne Moulinié (1599 – 1676), Francisco Berxes (datas desconhecidas).

Fundado por Vincent Dumestre em 1998, “Le Poème Harmonique” é um ensemble de músicos entusiastas dedicados à performance da música dos séculos XVII e XVIII. Desfrutando de uma forte presença nas cenas francesa e internacional, os seus programas criativos e exigentes refletem uma abordagem musicologicamente informada do repertório e uma apreciação profunda das texturas vocais e instrumentais.

“Da Corte às Ruas” é o mote para a 54.ª edição do Festival Internacional de Música de Sintra, que se realiza até 1 de outubro, com orquestras, coros e artistas, com concertos em diferentes locais do concelho.

Da igreja aos palácios, dos salões da burguesia à ópera, a inspiração criativa apropriou-se indiscriminadamente dos estilos, que se alastraram aos teatros, bairros populares e à música doméstica. A música sempre foi parte importante do quotidiano das comunidades a que ninguém fica indiferente.

A 54ª edição do Festival de Sintra será a celebração da influência entre o velho mundo e o clássico e as sucessivas novas práticas sociais que acompanharam as mudanças para a modernidade.

Este festival é organizado pela Câmara Municipal de Sintra com o apoio da Parques de Sintra Monte da Lua.

Toda a programação e bilheteira em: www.festivaldesintra.pt