Image

Festival Aura recebe perto de 24 mil visitantes

A 5.ª edição do Festival Aura recebeu cerca de 24 mil visitantes que, entre a Volta do Duche e a Quinta da Regaleira, assistiram a esculturas de luz, vídeomapping e projeções multimédia sobre o tema ambiente.

Esta edição contemplou várias novidades, com destaque para a realização das visitas com audiodescrição, em colaboração com a Acesso Cultura, de forma a incluir pessoas com deficiência visual.

Este evento contou com o apoio e participação da Câmara Municipal de Sintra, que promoveu várias atividades de sensibilização.

Neste sentido encontrou-se disponível durante os quatro dias do evento um Quiz com a temática do ambiente, que teve a participação de mais de duas centenas de visitantes. De forma lúdica os participantes adquiriram conhecimento e refletiram sobre os principais problemas ambientais com que nos deparamos.

No Welcome Center estiveram também expostos vários filmes realizados pelas escolas do Concelho de Sintra, onde estiveram representadas as escolas de Faião, Terrugem e Casal de Cambra.

Os filmes, embora diversificados, tinham por principal objetivo divulgar as suas atividades e de uma forma simples, como só as crianças sabem fazer, alertar toda a comunidade para as questões ambientais e a necessidade emergente de se alterarem hábitos e comportamentos.

Durante o percurso das apresentações do festival, mais concretamente, no Street Food, foram disponibilizados três Eco Cabides com o objetivo de separar resíduos.

Através dos eco bags foi possível alertar as consciências para a necessidade de selecionar os resíduos produzidos e encaminhá-los para a reciclagem.

Esta iniciativa foi bastante participada o que demonstra a consciencialização que toda a sociedade adquire na tentativa de podermos ter um ambiente mais saudável que se traduzirá numa maior qualidade de vida para todos nós.

De forma experimental, esteve igualmente disponível um eco-cinzeiro no espaço Lounge, feito a partir de plástico reciclado, como forma de chamar a atenção para a correta deposição deste resíduo.