Festejos de Carnaval em destaque este fim de semana

O destaque para este fim de semana, em Sintra, vai para os tradicionais festejos e desfiles de Carnaval que prometem encher as ruas de cor e folia.

O Grupo União Recreativo e Desportivo MTBA em conjunto com os residentes das quatro aldeias - Magoito, Tojeira, Bolembre e Arneiro dos Marinheiros - organizam o tão tradicional Carnaval MTBA, de 22 a 25 de fevereiro. Este ano cada aldeia terá o seu tema, tornando a apresentação ainda mais diversificada. São três dias de festa que dão lugar a muita animação, música, bailes de carnaval, concursos de máscaras, petiscos e bebidas.

Também a União de Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar celebra com o tradicional cortejo de Carnaval, a 23 e 25 de fevereiro. Com início às 15h00, no edifício multiusos de Pêro Pinheiro, a animação irá invadir as principais avenidas de Pêro Pinheiro e Montelavar.

No dia 22 de fevereiro, sábado, pelas 16h00, a Casa dos Hipopomátos comemora esta data com a leitura de “Histórias que Cheiram Mal”, e a Biblioteca Ruy Belo – Pólo de Queluz promove o conto/ateliê – “Sentimento”. No mesmo dia, a Casa da Cultura Lívio de Morais, em Mira Sintra, inaugura, pelas 16h00, a exposição “Pensadores / Construtores da História”, de Lívio de Morais, patente até dia 29 de março. A inauguração conta com a participação do Recital de Violoncelo do solista Ricardo Ferreira do Sintra Estúdio de Ópera.

Nos dias 22 e 23 de fevereiro, cerca de 500 jovens futebolistas vão participar no torneio de futebol de formação “3.º Sintra Foot”, nos campos de futebol do Sport União Sintrense, na Portela de Sintra, e Lameiras.

O convívio de minibásquete terá lugar no Pavilhão Desportivo Municipal de Ouressa, no dia 23 de fevereiro, entre as 9h30 e as 13h00. Este encontro de mini 8 e mini 10, é promovido pela Associação de Basquetebol de Lisboa e conta com a participação de 12 equipas.

Com entrada livre e inserida no projeto “À volta de Camilo” - Campanha de Leitura que pretende dar a conhecer o espólio documental da Camiliana, a Biblioteca Municipal de Sintra tem patente a exposição “Amor de Perdição” até dia 31 de março.

NO MU.SA – Museu das Artes de Sintra visite as exposições “Património da Humanidade do Japão”, de Kazuyoshi Miyoshi, até 1 de março, “Leal da Câmara Revisitado (1876-1948)” até dia 3 de maio, as exposições alusivas aos concursos “XV Edição do Prémio de Pintura e Escultura D. Fernando II”, até dia 23 de fevereiro, e, até 29 de março, a “V Edição do prémio de Fotografia de Sintra”.

Vá até Odrinhas e no Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas conheça a mais recente exposição: “Da pré-atualidade à Idade Média: as tradições ancestrais e os seus derradeiros séculos”, também com entrada gratuita.