JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 986

COVID-19 | Reabertura das Bibliotecas e do Arquivo Municipal de Sintra

As Bibliotecas Municipais e o Arquivo Municipal de Sintra encontram-se abertas ao público desde 6 de maio, nos horários habituais, com serviços condicionados e limitações decorrentes das medidas de restrição e contenção do COVID-19, devendo o acesso obedecer às orientações da Direção Geral de Saúde.

De acordo com o despacho n.º 32-P/2020 do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, em resposta às Resoluções do Conselho de Ministros 33A/2020 e 33C/2020 ambas de 30 de abril, recomenda-se à população que permaneça no domicílio e se abstenha de circular em espaços e vias públicas, salvo quando estritamente necessário e de acordo com o permitido por lei. Neste sentido, apela-se que a permanência nas bibliotecas e no arquivo municipal, se realize pelo tempo estritamente necessário.

No acesso ao espaço das Bibliotecas Municipais e ao Arquivo Municipal, durante o período de vigência do estado de calamidade, são seguidas as seguintes normas de funcionamento:

1. É obrigatório o uso de máscara e desinfeção das mãos à entrada dos espaços;
  2. A lotação dos espaços é limitada, cumprindo assim as recomendações da DGS:

Biblioteca Municipal de Sintra – 28 usuários;

Biblioteca Municipal, Pólo do Cacém – 11 usuários;

Biblioteca Municipal, Pólo da Tapada das Mercês – 18 usuários;

Biblioteca Municipal, Pólo Queluz – 15 usuários;

Arquivo Municipal de Sintra – 2 usuários

1. O acesso será efetuado unicamente por uma só porta, não sendo permitido a permanência de grupos nas áreas exteriores dos espaços;
  2. Os usuários devem manter sempre o distanciamento social recomendado de segurança de 2 metros;
  3. Estão encerrados ao público os seguintes serviços: Espaço Internet, a leitura de publicações periódicas (jornais e revistas), o Espaço Infantil e Juvenil, a Sintriana, a Camiliana e os serviços de impressão e reprografia
  4. Não existirá livre acesso às estantes e aos computadores de pesquisa bibliográfica, sendo esta efetuada, em exclusivo, pelos técnicos municipais;
  5. A permanência nos espaços será limitada a 4 horas por utilizador, numa tentativa de servir mais pessoas;
  6. O empréstimo domiciliário será alargado até ao prazo de 30 dias (documentos do fundo geral e infantis e juvenis);
  7. O manuseamento de documentos para empréstimo domiciliário e consulta local será feito somente pelos colaboradores municipais de acordo com as regras de higienização da DGS e serão colocados em quarentena, sendo posteriormente devidamente desinfetados e higienizados após cada consulta;
  8. O não cumprimento das regras de funcionamento atrás expostas implica o impedimento de entrada nos espaços referidos e o usufruto dos seus serviços.

Contactos das Bibliotecas e Arquivo Municipal

Aceda ao catálogo on-line das Bibliotecas Municipais, AQUI.

Biblioteca Municipal de Sintra

Biblioteca Pólo da Tapada das Mercês

Biblioteca Pólo de Agualva-Cacém

Biblioteca Pólo de Queluz (Ruy Belo)