Corrida Fim da Europa em destaque este fim de semana

Desporto, exposições, conferência e workshop de culinária são algumas dos destaques para visitar Sintra este fim de semana.

No dia 27 de janeiro irá ocorrer a 29.ª Corrida “Fim da Europa”. A iniciar-se às 10h00, o percurso será de 16.945 metros, com partida do centro histórico de Sintra e chegada ao Cabo da Roca.

Integrado no Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Natação nas Escolas Públicas do Concelho de Sintra, O Complexo Desportivo Municipal de Ouressa vai receber o “2.º encontro de natação” no próximo dia 26 de janeiro, pelas 14h00.

O pavilhão gimnodesportivo da Escola Básica Ferreira de Castro, em Mem Martins, vai acolher a realização da Taça da Associação de Ginástica de Lisboa, no próximo domingo, dia 27 de janeiro, entre as 09h15 e as 18h45.

"Receitas Deliciosas com Ovos”, é o workshop dirigido aos alunos e famílias, que se realiza no dia 26 de janeiro, na EB 1 /JI de Mem Martins, entre as 10h00 e as 13h00. Esta atividade irá ser concebida por Isabel Zibaia Rafael, autora do blog Cinco Quartos de Laranja.

A Casa da Cultura Lívio de Morais recebe uma conferência de reflexões sobre alguns locais classificados pela UNESCO em África – ÁFRICA AUSTRAL, proferida pelo professor Lívio de Morais, no dia 27 de janeiro, pelas 16h00, com entrada livre. Estas palestras inseridas no Ciclo de Conferências e promovidas pela Câmara Municipal de Sintra e a Junta da União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra, pretendem abordar e debater temáticas sobre o Património da Humanidade.

Neste espaço cultural também é possível visitar a exposição “Retratos e Caricaturas: Traços da Alma”, com trabalhos dos utentes da Casa de Saúde do Telhal e Coleções do Museu São João de Deus, patente até dia 17 de fevereiro.

O MU.SA – Museu das Artes de Sintra, tem patente até 17 de fevereiro três exposições: “Stills & Frames”, “A Coleção J. Eduardo Lima Cascada” e a exposição de fotografia de Alexandra Patuleia.

A exposição “Stills & Frames”, dos artistas Bárbara Pastor e Fábio Colaço, coloca em diálogo um conjunto trabalhos dos autores. Embora endereçam por caminhos conceptualmente diferentes, ambas as obras acabam por se contaminar mutuamente no espaço expositivo, dialogando entre si e potenciando camadas de leitura recíprocas.

“A Coleção J. Eduardo Lima Cascada”, foi constituída ao longo de vários anos e é uma coleção de arte composta por pinturas, desenhos, gravuras e esculturas de autores e estilos artísticos diversos doada ao município de Sintra em 2018.

A exposição de fotografia de Alexandra Patuleia, vencedora do Prémio de Fotografia de Sintra 2017, resulta da interação, partilha e conjunção de sentidos, intuições, alegrias, paixões, mistérios, sonhos, vulnerabilidades…. imagens que prendem o observador convidando-o a um olhar mais atento.

O Museu Anjos Teixeira continua, até 5 de maio, com a exibição da exposição “Vida e obra de Artur Anjos Teixeira”. Nesta mostra é revelado um pouco da vida e obra de um dos escultores portugueses mais importantes do século XX, recorrendo a fotografias, desenhos e maquetes de peças do escultor.

A fase final do campeonato distrital de Basquetebol de Sub16 masculinos e da fase de apuramento para as provas nacionais de sub16 masculinos, será disputada no Pavilhão Henrique Miranda, em Queluz, nos próximos dias 24, 25, 26 e 27 de janeiro. Na disputa pelo título de campeão distrital estão as equipas do Núcleo de Basquetebol Queluz, Clube Basket de Queluz, Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal.