Image

Abertura de mais uma edição do Festival de Sintra em destaque este fim de semana

A abertura do Festival de Sintra é o grande destaque para este fim de semana. Sintra vai receber alguns dos melhores artistas nacionais e internacionais e jovens revelações em locais históricos, repletos de carisma e tradição.

De 20 de setembro a 14 de outubro decorre a 53ª edição do Festival Internacional de Música de Sintra, que tem como mote “A Montanha Mágica” e pretende aliar a música à literatura.

O festival tem início com um concerto pela Orquestra e Coro Gulbenkian, ao comando do maestro Michael Zilm, e com as participações de Patrycja Gabrel (soparano) Cátia Moreso (meio soprano) e Paula Lobo Antunes e Luis Madureira como narradores. O concerto conta com temas de Franz Schubert e Felix Mendelssohn e realiza-se no Centro Cultural Olga Cadaval, no dia 20 de setembro, às 21h30.

O Terreiro do Palácio Nacional da Vila recebe no dia 22 de setembro, às 18h30, o concerto gratuito da Jovem Orquestra Portuguesa e maestro Pedro Carneiro, com temas de G.F. Haendel.

O contratenor Maarten Engeltjes e Prjct Amsterdam vão tocar temas de Vivaldi e G.F. Haendel, no dia 23 de setembro, às 21h00, no Palácio Nacional de Queluz.

O Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas recebe o Festival Romano IN VINO VERITAS (no vinho está a verdade), em que o principal homenageado será Baco, deus do vinho, que segundo a mitologia grega teria ensinado a humanidade a extrair o sumo da uva. O festival, de entrada livre, realiza-se nos dias 21, 22 e 23 de setembro.

A Casa dos Hipopómatos, em Sintra, recebe o Workshop “Pássaros de Outono”, no próximo sábado, dia 22 de setembro, às 15h30. Esta iniciativa tem como mote dar as boas vindas ao outono, com a construção de pássaros coloridos para habitar o nosso bosque.

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, que se celebra de 16 a 22 de setembro, a autarquia e o SMAS vão realizar uma atividade de sensibilização no dia 22 de setembro, das 10h00 às 13h00, no Parque Salgueiro Maia, em Massamá, e no Largo do Vasco da Gama, Portela de Sintra.

O MU.SA – Museu das Artes de Sintra recebe, de 22 de setembro a 4 de novembro, a exposição de fotografia “CAPTAINS VIEW – O Sonho Voar” da autoria do comandante de linha aérea Mário Cruz. A exposição é composta por fotografias com imagens do céu tiradas dentro de um cockpit de avião, em grande formato e a preto e branco.

No âmbito do Mês do Migrante 2018 a autarquia vai promover um evento colectivo gratuito no dia 23 de setembro, domingo, entre as 11h00 e as 20h00, no Parque Linear da Ribeira das Jardas (Agualva-Cacém). Terão lugar diversas atividades, com apresentações musicais ao vivo, de dança, mostra de artesanato, gastronómica, desfile de trajos tradicionais, entre outras propostas concebidas pelas associações envolvidas na organização do evento.