Image

Abertura de mais uma edição do Festival de Sintra em destaque este fim de semana

A abertura do Festival de Sintra é o grande destaque para este fim de semana. Sintra vai receber alguns dos melhores artistas nacionais e internacionais e jovens revelações em locais históricos, repletos de carisma e tradição.

De 20 de setembro a 14 de outubro decorre a 53ª edição do Festival Internacional de Música de Sintra, que tem como mote “A Montanha Mágica” e pretende aliar a música à literatura.

O festival tem início com um concerto pela Orquestra e Coro Gulbenkian, ao comando do maestro Michael Zilm, e com as participações de Patrycja Gabrel (soparano) Cátia Moreso (meio soprano) e Paula Lobo Antunes e Luis Madureira como narradores. O concerto conta com temas de Franz Schubert e Felix Mendelssohn e realiza-se no Centro Cultural Olga Cadaval, no dia 20 de setembro, às 21h30.

O Terreiro do Palácio Nacional da Vila recebe no dia 22 de setembro, às 18h30, o concerto gratuito da Jovem Orquestra Portuguesa e maestro Pedro Carneiro, com temas de G.F. Haendel.

O contratenor Maarten Engeltjes e Prjct Amsterdam vão tocar temas de Vivaldi e G.F. Haendel, no dia 23 de setembro, às 21h00, no Palácio Nacional de Queluz.

O Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas recebe o Festival Romano IN VINO VERITAS (no vinho está a verdade), em que o principal homenageado será Baco, deus do vinho, que segundo a mitologia grega teria ensinado a humanidade a extrair o sumo da uva. O festival, de entrada livre, realiza-se nos dias 21, 22 e 23 de setembro.

A Casa dos Hipopómatos, em Sintra, recebe o Workshop “Pássaros de Outono”, no próximo sábado, dia 22 de setembro, às 15h30. Esta iniciativa tem como mote dar as boas vindas ao outono, com a construção de pássaros coloridos para habitar o nosso bosque.

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, que se celebra de 16 a 22 de setembro, a autarquia e o SMAS vão realizar uma atividade de sensibilização no dia 22 de setembro, das 10h00 às 13h00, no Parque Salgueiro Maia, em Massamá, e no Largo do Vasco da Gama, Portela de Sintra.

O MU.SA – Museu das Artes de Sintra recebe, de 22 de setembro a 4 de novembro, a exposição de fotografia “CAPTAINS VIEW – O Sonho Voar” da autoria do comandante de linha aérea Mário Cruz. A exposição é composta por fotografias com imagens do céu tiradas dentro de um cockpit de avião, em grande formato e a preto e branco.

No âmbito do Mês do Migrante 2018 a autarquia vai promover um evento colectivo gratuito no dia 23 de setembro, domingo, entre as 11h00 e as 20h00, no Parque Linear da Ribeira das Jardas (Agualva-Cacém). Terão lugar diversas atividades, com apresentações musicais ao vivo, de dança, mostra de artesanato, gastronómica, desfile de trajos tradicionais, entre outras propostas concebidas pelas associações envolvidas na organização do evento.

Image