Visitantes do AURA podem testar conhecimentos em quizz sobre o Ambiente

O Aura Festival, iluminará as ruas de Sintra de 1 a 4 de agosto, entre as 21h00 e as 24h00. A edição deste ano é dedicada ao é dedicada ao tema “Arte da Luz e Ambiente” e promete fomentar a convivência no espaço público e a consciência ambiental enquanto os visitantes experimentam a paisagem noturna da Vila de Sintra por meio de diversas abordagens artísticas. O cenário noturno da paisagem cultural de Sintra, da Volta do Duche à Quinta da Regaleira, será transfigurado pela arte da luz.

A Câmara Municipal de Sintra, enquanto coorganizadora do festival, responde ao chamado e é no Welcome Center do AURA Sintra 2019, que promoverá um espaço para aprender sobre o Ambiente, através de um desafio interativo digital, designado “AmbiQuiz”.  Aqui pode ainda conhecer 11 vídeos realizados por alunos de Sintra, a favor de um maior conhecimento sobre como cuidar do ambiente.

O Ambiquizz é feito através de uma ferramenta digital, na qual são lançados vários quizzs sobre o ambiente, a que o público pode responder de forma anónima. As respostas podem ser dadas através de smartphone e não é necessário instalar qualquer tipo de software, nem prestar informações de caráter pessoal.

Para jogar, só tem de aceder www.menti.com e inserir o código que é disponibilizado a partir desta quinta-feira no Welcome Center.

A defesa do Meio Ambiente é também o tema central dos 11 vídeos feitos nas escolas do concelho e apresentados durante os dias do AURA Sintra 2019 no Welcome Center.

São eles: “DAC 5B_2ªP”, “Comemoração do Dia Mundial da Árvore e das Florestas”, “Aepas no 4.º VS - Solar Challenge”, “Aepas Carnaval 2019”, “Eco-Escolas 3ºP”, “Eco-Escolas 2ºP”, excerto de uma obra inspirada pelo livro "O dia em que o mar desapareceu" de António Fanha, “Planeta Azul-Amigos do Ambiente”, “Estrela do Mar” e “Dança-Planeta Saudável” e por fim “Juntos protegemos o Oceano - Kids Dive da Terrugem”.

E porque no que toca ao Ambiente melhor que aprender é fazer, será possível reduzir o impacto ambiental negativo do Festival. Na zona da Street Food circulará o Ecocabide, que alia arte e sustentabilidade.

Pela primeira vez surge o conceito de ecoponto móvel, através do Ecocabide, que foi idealizado pela Câmara Municipal de Sintra e estará em teste neste festival.  Cada Ecocabide transportará um ecobag de reciclagem com as três cores conhecidas: o azul para o papel, o verde para o vidro e o amarelo para o plástico e metal.  O desafio é simples quando encontrar o Ecocabide só tem de colocar o seu lixo reciclável nos locais corretos.

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos