Image

Sintra vai ter deteção precoce de colunas de fumo no âmbito da defesa da floresta

A autarquia aprovou em reunião de câmara realizar um protocolo de colaboração com a Parques de Sintra- Monte da Lua para implementação do sistema integrado de deteção precoce de colunas de fumo no âmbito do sistema de proteção civil e da defesa da floresta contra incêndios.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, considera “que são relevantes ações com a videovigilância ou outros meios que se revelem tecnologicamente adequados que possam contribuir para o sucesso e eficácia da rede de vigilância e deteção de incêndios”.

Tendo em vista a contenção e combate precoce de fogos florestais, é particularmente eficaz a deteção de colunas de fumo na sua fase inicial e o acompanhamento da sua evolução, como mecanismo complementar à Rede Nacional de Postos de Vigia (RNPV).

De entre as capacidades do modo digital a serem exploradas é de referir a captação de imagens em funções de videovigilância para deteção de colunas de fumo. Assim, a autarquia a partir da infraestrutura existente, vai criar um sistema integrado de deteção colunas fogo.

 

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos

Image
Image