Sintra assinalou Dia Nacional da Água

Sintra decidiu assinalar, no passado dia 1 de outubro, o Dia Nacional da Água com ações de educação ambiental alusivas à temática da água.

A autarquia não quis, uma vez mais, deixar de se associar a este movimento celebrado de norte a sul do país e que pretende incutir em cada um de nós práticas quotidianas para a preservação da água e combate ao desperdício deste precioso recurso oferecido pela mãe natureza.

As iniciativas ambientais que assinalaram a efeméride foram levadas a cabo pela Câmara Municipal de Sintra e SMAS de Sintra com o objetivo de incentivar o uso consciente e responsável da água.

Durante a manhã de 1 de outubro, os alunos da Escola Secundária de Santa Maria (Portela de Sintra) participaram de um percurso pedestre que percorreu a Vila Histórica, numa rota que deu a conhecer fontes, minas e nascentes de Sintra. Os estudantes puderam conhecer melhor a riqueza hídrica da Serra de Sintra e a sua importância histórica na fixação dos povos, desde a antiguidade.

As comemorações do Dia Nacional da Água prolongaram-se ao longo do dia com a realização de um webinar, promovido pelo município, que abordou a importância dos ecossistemas fluviais e as ameaças a que se encontram sujeitos; apresentação do projeto EcoÁgua; visão e estratégia dos SMAS de Sintra para uma gestão eficiente dos recursos hídricos e a implementação das estratégias de vigilância e controlo de perdas.

O Dia Mundial da Água é celebrado no dia 22 de março. Em Portugal a efeméride é assinalada, desde 1983, no dia 1 de outubro por coincidir com a mesma data que marca o início do ano do ciclo hidrológico - é em outubro que as reservas hídricas atingem os valores mínimos e que inicia o período chuvoso do ano.

Um pouco por todo o país, entidades públicas e privadas desdobram-se em iniciativas que visam consciencializar a sociedade para o uso consciente e eficiente deste recurso escasso e tão precioso para a existência de vida no planeta Terra.

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos