Encontro de Teatro Tradicional Dom Roberto

dom_roberto
  2021-09-10 00:00 - 2021-09-12 00:00

O Encontro de Teatro Tradicional Dom Roberto “É SÓ PALHETA”, que tem como objetivo contribuir para divulgar e dignificar esta forma de teatro popular, realiza-se de 10 a 12 de setembro, na Casa da Marioneta de Sintra e Jardim da Anta, em Agualva, com entrada livre.

No ano em que o Teatro Dom Roberto foi inscrito no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial em Portugal, a Associação Cultural Valdevinos convidou 9 companhias portuguesas a representarem, ao longo dos dias do evento, a diversidade de repertório tradicional do Teatro Dom Roberto e uma a representar o teatro tradicional brasileiro, o Mamulengo.

O Teatro Dom Roberto é um repertório tradicional português de teatro de marionetas, com origem no séc. XVII e a palheta é o “truque” que permite ao Dom Roberto “falar”.

Foi introduzido em Portugal por marionetistas italianos e franceses, influenciados pela Commedia dell’Arte italiana, adaptando-se à realidade cultural portuguesa e seguindo a tradição europeia dos heróis populares com a personagem Dom Roberto que é capaz de vencer a própria morte.

Todos os espetáculos são de acesso livre e haverá ainda uma oficina de construção de robertos para um momento partilhado em família, uma exposição alusiva ao Teatro Dom Roberto e conversas com representantes das companhias convidadas.

A companhia Valdevinos Teatro de Marionetas foi fundada em 1997 e está sediada no Concelho de Sintra, onde fundaram em 2015 a Casa da Marioneta de Sintra.
O festival conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra.

Consulte o programa AQUI.

Todas as datas

• De 2021-09-10 00:00 a 2021-09-12 00:00