Centenário – Maria Almira Medina

Exposições
Imagem0271
Data: 2020-09-17 - 2020-11-08

Local: MHNS - Museu de História Natural de Sintra

No ano em que se assinala o Centenário do Nascimento de Maria Almira Medina o município de Sintra e a Casa das Cenas homenageiam a vida e obra da escritora.

No decorrer das comemorações do Centenário da Maria Almira Medina, o MHNS -Museu de História Natural de Sintra recebe a  exposição “Centenário – Maria Almira Medina” de 17 de setembro a 8 de novembro. Também no mês de setembro, dia 27, o museu abrirá portas a “ALMERINDA – Uma História de Amor ao Próximo,” uma peça de Teatro Infantil e de educação ambiental, levada a cabo pelo Grupo Acusa Teatro.

Maria Almira Pedrosa Medina nasceu em Tavarede, Figueira da Foz, a 29 de agosto de 1920 e viveu em Sintra desde os seis anos de idade até ao seu falecimento em 2016, tornando-se um importante marco na história da cultura sintrense.

Licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e com o curso de Ciências Pedagógicas, foi docente, animadora do ensino do teatro e da poesia, junto de escolas secundárias, foi também coordenadora de jornais escolares impressos que incentivaram exposições, colóquios e atividades regionais, exerceu a sua atividade como tradutora de francês, espanhol e romeno.

Alternando entre o texto e a ilustração, colaborou com várias revistas, livros escolares e jornais nacionais, dos quais destacamos o Jornal de Sintra; A Pena; Sintra Regional, Jornal de Letras e Artes, O Século; Jornal de Notícias, e muitos outros.

Foi diretora da revista "Sintra Regional" e após a morte do seu pai, António Medina Júnior [fundador do "Jornal de Sintra"] assumiu a direção do jornal entre o ano de 1983 e 1991. No ano de 1943 teve lugar em Sintra, a sua primeira exposição coletiva - I Exposição dos Artistas Sintrenses - a que se sucederam muitas outras mostras em Portugal e pelo mundo.

 

Mais informação AQUI

 

 

Todas as datas


  • De 2020-09-17 a 2020-11-08