Património da Humanidade do Japão no MU.SA

Imagem-Japo
  2020-01-17 - 2020-03-01

MU.SA - Museu das Artes de Sintra

A exposição “Património da Humanidade do Japão”, estará patente no MU.SA – Museu das Artes de Sintra, de 17 janeiro a 01 março, assinalando os 160 anos de relações diplomáticas entre Portugal e o Japão.

Esta mostra de fotografias de Kazuyoshi Miyoshi “Património da Humanidade do Japão” conta com a organização da Fundação do Japão – Madrid e coorganização da Embaixada do Japão - Portugal e da Câmara Municipal de Sintra. A exposição vem reafirmar as relações de amizade entre Portugal e o Japão, uma partilha de culturas e de afetos secular e de salutar.

Sintra, a terra do pôr-do-sol, acolhe esta exposição sobre o Património da Humanidade do Japão. Este é um caso muito particular de união com o país do sol nascente, e mais um significativo elo desta corrente que une e fortalece esta ligação há já tantos séculos.

Kazuyoshi Miyoshi

N. 1958 || Tokushima  (Ilha Shikoku),  Japão

Licencia-se pela Universidade de Tokai (Escola de Letras, Departamento de Comunicação de Massa), em 1981, ano em que fundou a Rakuen Co., Ltd..

Em 1985, aos 27 anos, recebeu o Prémio Kimura Ihee, pelo seu livro de fotografias “Rakuen”(Paraíso), o que fez dele o mais jovem vencedor da história destes prémios.Começando com uma visita a Okinawa aos 13 anos de idade, e viajou fotografando várias regiões do mundo, incluindo as Maldivas, Taiti, África e, nos últimos anos, os Himalaias e a Antártida. Kazuyoshi Miyoshi aplicou o termo "Rakuen", ou Paraíso, à coleção de fotografias das suas viagens. Começou por fotografar imagens de Buda como tesouros nacionais em Kyoto e Nara. A partir de 2007, tirou imagens do Palácio Imperial de Kyoto e a partir de 2008 da Aldeia Imperial de Katsura.

As suas obras fotográficas estão representadas na coleção permanente do George Eastman House, nos Estados Unidos. É professor catedrático no Instituto Politécnico de Tóquio e consultor económico para as Ilhas Marianas do Norte. Além disso, foi enviado especial em Awa (antigo nome da província de Tokushima, na época feudal).

O seu livro de fotografias, The World Heritage in Japan, foi publicado em 1998.

Todas as datas

• De 2020-01-17 a 2020-03-01