Autarquia celebra protocolo para estudo internacional na comunidade escolar

A Câmara Municipal de Sintra, o Ministério da Educação e a Fundação Calouste Gulbenkian assinaram em Queluz, no dia 19 de outubro, um protocolo de cooperação para a realização de um estudo sobre competências sociais e emocionais na comunidade escolar.

O estudo sobre “Competências Sociais e Emocionais (SSES)”, iniciado e coordenado internacionalmente pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), permitirá avaliar as competências sociais e emocionais das crianças e jovens e apoiar as cidades e os países envolvidos a desenvolver melhores práticas neste domínio.

A amostra irá decorrer em 34 estabelecimentos de ensino, público e privado de Sintra, entre outubro e novembro de 2018, abrangendo alunos de 10-11 e 15-16 anos de idade.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, referiu a “enorme honra para o município em assinar um protocolo tão virtuoso como este” acrescentando que “tudo o que é investimento nas pessoas, nas comunidades, tudo o que é investimento no município é um excelente investimento”. O edil aborda ainda o fenómeno da globalização uma vez que Sintra consegue “cosmopolitizar-se novamente, pois só olhando para fora podemos fazer melhor cá dentro”.  Por fim mencionou o momento como “um bom dia para a educação de Sintra, ou seja, um bom dia para a educação nacional”

De acordo com a OCDE, as competências sociais e emocionais têm influência no sucesso escolar, na capacidade de transição da escola para o mercado de trabalho, na satisfação laboral, na saúde física e mental, no nível de envolvimento cívico, de participação em ações de voluntariado e de integração social, nas taxas de prevalência do crime e outros comportamentos antissociais e, globalmente, no bem-estar. Crianças e jovens com mais competências sociais e emocionais têm tendência para ter melhores notas, melhores empregos e salários mais elevados, maior longevidade e menos comportamentos violentos ou criminosos.

A presidente do Conselho de Administração da Fundação Gulbenkian, Isabel Mota referiu a importância da assinatura deste protocolo para Portugal e para a educação portuguesa. Por sua vez, o ministro da Educação, Tiago Rodrigues Brandão, congratulou o município “pela visão, liderança e afeição que dedica ao recurso mais valioso de Sintra que são as pessoas”.

Posteriormente à assinatura do protocolo seguiu-se a conferência "Study on Social and Emotional Skills" (SSES), com Andreas Schleicher, Diretor para a Educação e Competências na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) como orador, a par do professor Rui Trindade, do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

A análise incidirá sobre a comunidade escolar de cidades tão díspares quanto Otava, no Canadá, Bogotá, na Colômbia, Roma, em Itália, Helsínquia, na Finlândia, Moscovo, na Rússia, Suzhou, na China, entre outros. Em Portugal, a OCDE avaliará as competências sociais e emocionais da comunidade escolar (crianças e jovens, mas também pais e professores) do município de Sintra.

A conclusão do estudo, cofinanciado em partes iguais pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Câmara Municipal de Sintra, está prevista para dezembro de 2020.