Sintra recebe 12.ª Edição do Lisbon & Sintra Film Festival

A 12.ª edição do Lisbon & Sintra Film Festival (LEFFEST), que se realiza de 16 a 25 de novembro, prepara-se para reunir, de novo, o que de melhor se faz no mundo da sétima arte.

O novo filme de Jacques Audiard, Os Irmãos Sisters (The Sisters Brothers) é o filme oficial de abertura do Lisbon & Sintra Film Festival, a 16 de novembro no Centro Cultural Olga Cadaval, numa sessão que contará com a presença do realizador.

Entre os realizadores homenageados este ano destacam-se a retrospetiva completa da obra de João Botelho, bem como retrospetivas às obras de Mike Leigh, Paul Schrader, Mario Martone, Darezhan Omirbayev e Walter Salles, cineastas que estarão presentes no LEFFEST para falar ao público dos seus trabalhos.

São 11 os filmes presentes na secção Seleção Oficial em Competição e 18 filmes Fora de Competição. Todos eles são inéditos em Portugal e são alguns dos filmes mais aclamados de 2018. O maior destaque do LEFFEST remete para a obra de David Lynch, o cineasta é celebrado 12 anos após a sua presença na primeira edição do LEFFEST em 2007.

O júri é composto por Walter Salles (realizador), Martha Argerich (pianista), Jonathan Littell (escritor e realizador), Stephen Kovacevich (pianista e maestro), Chrysta Bell (cantora, compositora e atriz) e Jorge Queiroz (artista plástico).

Espaços de eleição, como o Centro Cultural Olga Cadaval, o Palácio Nacional e Jardins de Queluz, o Palácio Nacional de Sintra, o MU.SA – Museu das Artes de Sintra, os cinemas Medeia Monumental e Nimas, o Teatro Nacional D. Maria II e o cinema Amoreiras acolherão esta vasta programação.

Com uma programação exigente e criteriosamente escolhida por quem vive e respira cinema, o Lisbon & Sintra Film Festival 2018 volta a colocar Lisboa, Sintra e o país em pleno circuito dos grandes festivais do mundo.

Mais do que uma mostra de filmes, o LEFFEST dá ao espetador a possibilidade de confrontar ideias, ter voz ativa, participar nas conversas com cineastas, pensadores e artistas. Experiências e reflexão que o LEFFEST propõe no grande écran – através de uma programação diversificada que abrange as melhores produções cinematográficas, consagradas e emergentes – e ao vivo, nas várias manifestações artísticas, do teatro à música e às exposições, masterclasses, debates e simpósios programados a cada edição.

Mais informações em http://www.leffest.com/